A ferramenta secreta para memorizar um novo vocabulário

by Ethan on October 12, 2013

Você alguma vez já aprendeu uma nova palavra em inglês e depois de cinco minutos você percebeu que já tinha esquecido?

Não deixe que isso get you down (desaponte você); todo mundo experimenta isso quando está aprendendo uma nova língua.

Isso não precisa ser assim. Existe um ótimo recurso chamado Anki que está disponível para a maioria dos sistemas operacionais de computadores e smartphones. Anki é um programa interativo de flashcards. As pessoas geralmente fazem flashcards com pequenos pedaços de papel, como uma ferramenta de estudo. Isso é muito comum na cultura americana. Você escreve algo em um lado e a definição no outro lado.

Flashcards podem ser muito úteis para aprender uma nova língua; você escreve em inglês na frente e atrás você escreve a definição ou a tradução para sua língua nativa.

Então, o que faz do Anki melhor do que os flashcards normais e por que você deve baixá-lo assim que você terminar de ler este artigo?

Read this article in English

Este artigo explicará para você:

  • Por que o Anki se tornará sua nova ferramenta favorita para aprender inglês;
  • Como usar o Anki, e
  • Os recursos que fazem dele tão efetivo.

Eu vou usar screenshot (imagens da tela do meu computador) para mostrar diferentes recursos do Anki. Eu uso um computador da Apple, então se você usa um PC, o Anki vai aparecer diferente para você.

O que é Anki?

Anki é um programa para estudar que torna a memorização de coisas mais fácil. Ele é mais eficiente que outros meios de estudo, então você pode diminuir a quantidade de tempo que você gasta estudando e aumentar a quantidade que você aprende. Anki faz com que o aprendizado do vocabulário seja mais fácil, mais divertido, e mais intuitivo.

O Anki permite que você faça uma revisão em qualquer lugar. Ele está disponível para a maioria dos sistemas de computador, online, e nos smartphones e tablets. Eu recomendo que você baixe-o em seu computador, de modo que você poderá usá-lo mesmo que não esteja conectado. Você pode sincronizar, e então você terá os mesmos baralhos em seu computador, celular, e tablete.

Um outro ótimo recurso é que você pode compartilhar os baralhos de estudo que você cria no Anki. Você pode distribui-los entre seus colegas de Inglês, e assim todos podem, facilmente, construir o vocabulário juntos! E você pode baixar baralhos que outras pessoas fizeram no Ankiweb (Eu vou falar mais sobre isso depois).

Quando você usa o Anki, você fala para ele quanto você sabe de cada flashcard. Se uma palavra ou frase é fácil, você não será testado com ela por alguns dias. Mas se você ainda achar ela difícil, o Anki vai te perguntar de novo em alguns minutos. Dessa forma, você é forçado a repetir uma palavra ou frase até que ela esteja engraved in you brain (que você tenha aprendido ela bem).

O Anki também permite a você adicionar fotos ou arquivos de áudio em cada flashcard, que podem ajudá-lo a se lembrar das palavras mais difíceis.

Você pode escolher gravar um áudio também, e assim você grava sua própria voz e melhora conscientemente a sua pronúncia.

Agora vamos explorar as diferentes maneiras de usar o Anki como uma ferramenta de aprendizagem do inglês.

Como criar um baralho

  1. Quando você abre pela primeira vez o Anki, o único baralho que você verá será default. Clique em Create Deck.
  2. Assim que você nomeá-la, clique em Add.
  3. Preencha na parte da frente com uma palavra ou frase que você teve problema para aprender, e no lado de trás com a definição ou tradução. Não se preocupe sobre as outras opções agora, você pode brincar com elas depois.

Como usar um baralho

  1. Para começar, faça no mínimo 20 cartões (ajuda se você já tiver um diário de vocabulário). Assim que você terminar, clique no botão Study Now para começar a praticar.
  2. Você verá a palavra em inglês e você deverá dizer ou adivinhar a definição e clicar em Show Answer. Se você errou, clique em Again. Se você estava quase certo, clique em Good. O botão Easy é óbvio. Você termina o baralho quando todas as palavras estiverem fáceis para você.
  3. O Anki só deixa você fazer 20 cartas por dia (a menos que você o configure de outra forma). Este é um número bom porque senão você estará tentando aprender muito e não vai se lembrar tão bem. Se você fizer só 20 ou menos por dia, você vai se lembrar muito melhor. E, depois de alguns dias, você estará revisando velhas palavras com as novas palavras, então, no fim, se você usar o Anki diariamente, você só terá poucas palavras novas a cada dia.
  4. Se você quiser mudar qualquer configuração, clique em Options depois de finalizar o baralho.

Baixando baralhos

O Anki tem um banco de dados com milhares de baralhos prontos, feitos por outros usuários, que você pode usar além do seu baralho pessoal.

Na página principal, clique em Get Shared, o que vai te levar à página do Anki. Você verá que há uma variedade de línguas e assuntos que você pode estudar. Mas agora nós vamos focar no inglês.

Há cerca de mil baralhos que você pode baixar, incluindo muitos para línguas específicas. Na caixa de busca à direita, digite o que você está procurando. Alguns exemplos são Português, Árabe, Russo, iniciante, avançado, vocabulário, ou TOEFL. Há muitas opções e você pode experimentar vários baralhos para ver quais funcionam melhor para suas necessidades. Alguns também vêm com áudio ou imagens.

Soncronizar com a página do Anki

Para sincronizar os baralhos do seu computador para a sua conta na página Anki, vá em ToolsàMaintenanceàFull Sync. Você precisa fazer isso para manter o Anki o mesmo em todos os seus aparelhos (computador, smartphone, e tablet).

Usar áudios e fotos

Usar áudio é um bom jeito de melhorar sua pronúncia e compreensão de escuta. Se você tem alguns áudios de pronúncia, você pode anexá-los a uma carta quando você a fizer. Ou você pode anexar um áudio que o lembre da definição (como um som ou mesmo uma música que usa uma expressão em inglês). Você pode também gravar um áudio, se você quiser dizer a palavra ou algo que o lembre da definição.

Você pode adicionar fotos da mesma forma que você adiciona sons.

Dicas e recomendações para fazer do Anki uma ferramenta melhor para você

Agora que você já sabe como o Anki funciona, siga estas sugestões to get the most out of (maximizar) o uso dele.

  1. Apesar de ser mais fácil baixar baralhos já prontos, você deveria também fazer seu próprio baralho. Toda vez que você ler ou ouvir uma palavra ou expressão nova (por exemplo, as expressões diárias do RLE), escreva-a e adicione-a ao seu baralho pessoal de inglês. Assim, você irá construir seu próprio vocabulário e você se parecerá mais com um falante nativo.
  2. Baixe baralhos com áudio, e depois grave-os com sua própria voz. Quando estiver vendo um flashcard, clique em More e então clique em Record Own Voice (ou pressione Shift+V). Assim, você pode comparar a pronúncia de um falante nativo com a sua.
  3. Não traduza. Se o seu inglês está em um nível suficientemente bom, ao invés de traduzir, use uma foto e/ou definição para ajudá-lo a se lembrar da palavra. Você pode também colocar uma imagem na frente da carta e a palavra ou expressão atrás. Se você parar de traduzir, seu cérebro vai começar a pensar em inglês.

Concluindo…

Anki é uma ferramenta fantástica de aprendizagem de línguas. Ele é rápido, fácil, e efetivo. Você é forçado a memorizar um novo vocabulário todos os dias e você tem que revisar umas duas vezes por semana. Você certamente vai aprender e memorizar um vocabulário usando o Anki.

Baixe-o agora no ankisrs.net. Você só tem que dedicar alguns minutos do seu dia (e eu sei que você estará no seu computador de todo jeito, então aproveite bem o seu tempo). Estude no ônibus, na fila do banco, ou no seu intervalo no trabalho – qualquer momento livre é uma chance de melhorar seu inglês com o Anki.

Agora você não tem desculpas para não melhorar o seu vocabulário. Faça do inglês parte da sua vida diária agora!

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar. Nós adoraríamos saber o que você pensa na caixa de comentários abaixo. Se você ainda não se juntou à Comunidade Internacional de Aprendizagem do Real Life English, nós incentivamos você a se juntar aos milhares de membros de mais de 60 países!

 

{ 13 comments… read them below or add one }

Isabel Messias Silva October 14, 2013 at 12:36 pm

Muito bom, adorei saber dessa ferramenta! Obrigada por compartilhar!

Isabel October 14, 2013 at 9:38 am

Vou baixar agora mesmo. Com certeza via ajudar muito, é um recurso e tanto! Obrigada por compartilhar!

Guto October 24, 2013 at 11:24 am

Mto bom esse programa. Obg por compartilhar :)

Ethan October 25, 2013 at 5:31 am

Tô feliz que cê gostou :)

Ethan October 25, 2013 at 5:32 am

De nada! Que aprenda mto!

Ethan October 25, 2013 at 5:32 am

Ajuda muito, né?

Marcio Rodrigues November 8, 2013 at 6:55 pm

Pretty cool this tool!!! Eu estou usando ela no meu smartphone, muito bom para mim estudar em qualquer lugar que eu estiver.

Patrícia Fragoso November 13, 2013 at 2:59 pm

Adorei. vou começar a utilizar. Grata.

Diogo January 10, 2014 at 11:46 am

outra ótima ferramenta para aprender vocabulário:
http://quizlet.com/

Luciane Justino January 28, 2014 at 2:16 pm

Eu instalei o Anki em Português mas na verdade queria em inglê, porém não consigo mudar, alguém pode me ajudar?

Maílson José da Silva February 2, 2014 at 11:18 pm

Essa ferramenta é ótima para o aprendizado de uma nova língua; a repetição programada ajuda mais a memorização.

Rose Tabaldi April 9, 2014 at 12:35 pm

Uma dúvida sobre sincronizar. Quando eu sincronizei os dados que tinha no computador com o do ankiweb, perdi tudo que tinha no ankiweb. Vc sabe me dizer se só posso alimentar no computador para mandar para a web? Não teria como alimentar os dados em ambos?

Obrigada.

Ethan April 9, 2014 at 1:14 pm

Obrigado pela sua pergunta! Não sei exactamente, mas imagino que cê pode alimentar-os em ambos. Desculpa que não cê posso dizer melhor :/. Acho que seria uma pergunta pelo suporte de Anki.

Leave a Comment

Previous post:

Next post: